terça-feira, 31 de maio de 2011

A história do Copa

A história do hotel mais luxuoso do Rio teve início com sua construção por Octávio Guinle, em 1923, por sugestão do então presidente da República Epitácio Pessoa. Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire e inspirado nos hotéis Negresco, em Nice, e Carlton, em Cannes, o Copacabana Palace se tornou um símbolo da cidade em todo o mundo.
A praia de Copacabana ainda era semi-deserta naquela Copacabana representar agregou valor histórico para a cidade do Rio de Janeiro. Desde sua inauguração, este suntuoso hotel foi palco de importantes acontecimentos políticos, culturais e sociais, Copacabana num dos bairros mais famosos do mundo.
Na década de 30, o Golden Room foi inaugurado como a primeira casa de espetáculos da América Latina. Por lá passaram artistas consagrados como Dionne Warwik, Josephine Baker, Ella Fitzgerald, Marlene Dietrich, Ray Charles e Nat King Cole. Adquirido da família Guinle pelo grupo Orient-Express Hotels, em 1989, o Copacabana Palace foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. O grupo, que possui 51 unidades operacionais entre hotéis, trens, navios fluviais e restaurantes, já investiu mais de US$ 50 milhões desde a sua aquisição, realizando um extenso programa de reformas com o objetivo de manter e realçar a sua posição de melhor hotel da América do Sul. O Copacabana Palace está entre as três mais importantes unidades do Orient-Express.
Como parte da revigoração do hotel, um novo sistema de iluminação, inaugurado em 1990, permite que a sua fachada leve e brilhante sobressaia ainda mais tanto à noite quanto à luz do dia. No final de 1991, a área da piscina do hotel, uma das maiores e mais bonitas piscinas da cidade, foi totalmente renovada. O decorador francês Gerard Gallet foi responsável na época pela reforma e restauração do interior do Copacabana Palace , assim como a decoração de famosos hotéis como Villa San Michele (Florença) e Cipriani (Veneza). A pintora francesa Dominique Jardy foi uma das escolhidas para reproduzir algumas das criações de Gallet. Suas obras, em diferentes técnicas artísticas, podem ser encontradas no restaurante Cipriani, interior de elevadores, no 5 º andar do prédio principal e nas Penthouses, que são as suítes do 6º andar.
Entre seus hóspedes figuraram membros da realeza, presidentes, astros de cinema e da música, esportistas, políticos, executivos que visitam a cidade e personalidades importantes em vários campos de atuação como Santos Dumont, Gene Kelly, Orson Welles, Nelson Mandela, Princesa Diana, Príncipe Charles e Arturo Toscanini. Seu “Livro de Ouro” vem sendo assinado por hóspedes ilustres há oito décadas e o hotel também possui uma galeria de fotos das principais personalidades em seu salão principal. Em 1933, foi utilizado como cenário para o filme Flying Down to Rio, um marco cinematográfico onde pela primeira vez dançaram juntos Fred Astaire e Ginger Rogers.

Nenhum comentário: