terça-feira, 5 de maio de 2009

PARANÁ BUSINESS COLLECTION CONSOLIDA PARANÁ COMO POLO INDUSTRIAL DA MODA NO BRASIL

Consolidar o Paraná não somente como polo da indústria de vestuário e confecção no Brasil, mas também como referência em moda. Esse é o principal objetivo da terceira edição do Paraná Business Collection (PBC), que acontece de 25 a 29 de maio no Cietep, em Curitiba. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, e Sebrae-PR, o evento reunirá desfiles, showroom de negócios e uma programação paralela que inclui o 6º Prêmio João Turin, o Ciclo de Atualização em Moda, além de exposições, palestras, debates e uma oficina de moda.

“Queremos mostrar que o Paraná não produz somente roupas, mas sim moda. O Paraná é um grande produtor de marcas, com produtos de altíssima qualidade”, diz Marcos Tadeu Koslovski, coordenador do Conselho e presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do Paraná (Sivepar).

Dados do Departamento Econômico da Fiep mostram a dimensão da indústria têxtil e do vestuário no Estado. As 5.400 indústrias, a maioria micro e pequenas empresas, empregam mais de 89 mil trabalhadores, o que representa 6,8% de todos os empregados do setor no País. No Paraná, o setor é o segundo que mais emprega entre toda a indústria do Estado.

Um dos destaques da indústria paranaense é a descentralização da produção. Existem indústrias em todas as regiões do Estado, com destaque para a região Central, que concentra mais de 2.200 empresas, representando 42% do total de indústrias do setor no Paraná. Também possuem alta concentração de empresas as regiões Noroeste (18,71%) e Metropolitana de Curitiba (13,13%).

A produção industrial segue no Paraná a mesma tendência brasileira, com queda desde o segundo semestre de 2008. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que, de 2007 para 2008, houve aumento de 6,25% das exportações de produtos do vestuário no Paraná. Entretanto, a representatividade desse setor foi de 0,14% de todas as exportações do Paraná em 2008.

Koslovski destaca que, para vencer a forte concorrência dos produtos chineses, a indústria do Paraná investe em inovação para agregar valor aos produtos locais, fortalecendo marcas já existentes e dando subsídio para a criação de novas grifes: “O Paraná tem um potencial gigantesco no cenário nacional da moda. Além da inovação e preocupação com a qualidade, o que diferencia os empresários paranaenses é a união entre os nove sindicatos do setor para o fortalecimento da indústria”, ressalta.

Imagem: Desfile Lucia Figueredo

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