quarta-feira, 27 de maio de 2009

Fabio Bartz - Mix de tradições andinas e urbanidade

Quem disse que o velho mundo só existe do outro lado do Atlântico? Fabio Bartz deixou a Europa de lado e embarcou em uma aventura andina na coleção “Churitin Pachamama”, que abriu o segundo dia (26 de maio) de apresentações das novidades para o Verão 2010 do 3º Paraná Business Collection (PBC). Sempre voltado a produzir uma roupa que transcenda o simples ato de vestir, Bartz viajou longe e nas alturas, voltando seu olhar para 4 mil metros acima do nível do mar. É lá que ele encontrou um país andino de tradições milenares, tão próximo mas ao mesmo tempo tão desconhecido pelos brasileiros. Da idéia inicial de uma Bolívia cinza e melancólica, Bartz descobriu a alegria de um povo e uma surpreendente explosão de cores e ritmos. Da Diablada de Oruro, onde a figura de um diabo repleto de brilhos e matizes é o protagonista de uma grande festa, surgiu o bloco de abertura da coleção. Desconstruindo a indumentária das comemorações, os looks foram recriados através da mistura de tradições católicas e crenças indígenas. O hábito de carregar todas as coisas em um grande tecido amarrado foi utilizado em nós que sustentam a estrutura da indumentária. A Ilha do Sol, em meio às águas do Titicaca; a construção dos templos incas, revelada nas duras formas geométricas e sinuosos babados presentes nas roupas; a mina do Cerro Rico, origem de toda a riqueza de Potosí; a feminilidade das Cholas, refletida em florais e tranças múltiplas; e a vida urbana nas cidades de La Paz e Sucre completaram o conjunto de imagens do Verão de Bartz. Toda esta atmosfera de festa foi traduzida por Bartz através de cartela de cores focada no vermelho, amarelo, preto e branco, e trabalhada a partir de formas sinuosas e geométricas. Detalhes como estampas incas, bordados florais, franjas, babados e transparências apareceram equacionados a variedades do algodão trabalhadas em diferentes acabamentos e texturas (envernizados, paletizados, transparências e acetinados). O mix perfeito para a clientela jovem e fashionista do estilista. Fotos: Ricardo Pacak

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