Com 53 ambientes e em um lugar inusitado - o
Asilo São Vicente de Paulo -, começou nesta sexta-feira (dia 5), a mostra
Casa Cor Paraná 2009.
Um dos principais eventos de decoração do estado, a Casa Cor é uma vitrine que aponta as tendências em mobiliário, revestimentos, iluminação, além de revelar as cores e texturas que estarão em alta. Esta
16.ª edição ainda apresenta como tema a
Eco-criatividade e a Responsabilidade Social, desafiando os profissionais a criarem algo belo, funcional, mas ao mesmo tempo social e ecologicamente correto.
Foi pensando nisso que as arquitetas
Cristiane Costa Maciel e
Sony Luczyszyn e a designer Gisele Busmayer, que criaram a
Sala de Estar do Apartamento Master,(foto da esquerda) resolveram manter e recuperar o piso original do ambiente (datado da década de 20), evitando a geração de resíduos e a compra de um novo material.
Neste sentido, novos produtos também serão apresentados. É o caso do
Studio da Avó Jovem, (foto abaixo)das arquitetas
Fernanda Moura Borio e
Mariana Stockler, que v
ai apresentar a Ecoresina 3Form, aplicada no painel da televisão. O produto tem este nome porque 40% dele é feito com material reciclável certificado. A ecoresina tem um “recheio” que pode ser composto por galhos, miçangas, fios de cobre, flores, entre outros.
Outro destaque poderá ser visto no
Studio de Um Universitário, das arquitetas
Eloa Lucia Pellizzari, Mariana Assad Slivak e Walkiria Nossol Lobo da Rosa. Um grande painel composto por iluminação fria, vidro e 1.600 garrafas PET, visto pela primeira vez na Holanda, mostra que a reciclagem pode trazer o luxo agregado.
As linhas orgânicas prometem ser tendência. No espaço
Bistrô, idealizado pelo arquiteto
Luiz Maganhoto e pelo designer
Daniel Casagrande, uma das atrações é lustre Mercury, do designer
Ross Lovegrove, que foi apresentado na Euroluce (feira de iluminação de Milão). Ele é composto por uma série de pedras que se refletem umas nas outras e literalmente flutuam abaixo de um disco. Os profissionais também fazem o lançamento nacional de uma linha de móveis assinada por eles.
No
Studio Quem Casa Quer Casa, das arquitetas
Samara Barbosa e Michele Krauspenhar, o jogo de painéis em espelho com recorte a laser é que segue a linha orgânica. Estes recortes permitem que a iluminação, que vaza através deles, se sobressaia. A mesma linguagem foi reproduzida em um painel em madeira, também vaza
do, colocado para delimitar a sala de estar e o quarto.
Já o luxo parece ganhar outro sentido em alguns ambientes da mostra. Quer coisa mais luxuosa do que ter uma cozinha praticamente “escondida”? Esta é a proposta da arquiteta
Mariana Paula Souza ao idealizar o espaço
Studio de uma Executiva Internacional.(foto da direita) A cozinha completa foi planejada de tal forma que, quando suas portas são fechadas, ela se pareça com um armário.
Já no ambiente
Suíte Master e
Circulação, projetado pelas arquitetas
Letícia Feres e Viviane Loyola para homenagear o casal
Beto Richa, prefeito de Curitiba, e sua esposa
Fernanda Richa, o luxo é poder relaxar em uma banheira transbordante com cromoterapia.
O espaço ainda conta com área para massagem. Fotos: Daniel Sorrentino
Nenhum comentário:
Postar um comentário