sábado, 13 de março de 2010

IV Paraná Business Collection fortalece a moda paranaense

De 22 a 26 de fevereiro, o Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra (CIETEP) em Curitiba, foi palco no IV Paraná Business Collection. A semana contou com 12 desfiles de moda Inverno, Show Room de Negócios com 48 marcas participantes, além de uma programação paralela com palestras, oficinas de criação, exposições, debate, 1º Encontro de Coordenadores de Cursos de Moda e Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. Segundo os coordenadores do evento, Nereide Michel e Paulo Martins, essa foi a maior edição do PBC e marca sua consolidação como um dos principais eventos de moda do país.

Acácio Mendes Pereira Neto

Cerca de 15 mil pessoas circularam pelo evento. A sala de desfiles, com capacidade para 600 pessoas, esteve praticamente lotada todas as noites. Pela passarela passaram nomes como Jefferson Kulig, Lafort Collection, Fábio Bartz, Lúcia Figueredo, Sinistra, picnicdelefante, Basic, Raffer, Chita Brasil, Joyful e Silmar Alves. Além deles, os 13 finalistas do 7º Prêmio João Turin desfilaram seus looks. Inspirada no tema “Paulo Leminski, o Homem, suas Palavras e seu Tempo”, a premiação teve a presença da poetisa Alice Ruiz, viúva do escritor Paulo Leminski. Ela entregou o prêmio de primeiro lugar ao estudante Acácio Mendes Pereira Neto, da Universidade Estadual de Maringá, Câmpus Cianorte. O Show Room, que reuniu 48 marcas paranaenses das regiões oeste, sudoeste, norte, noroeste e centro-sul do Estado, gerou mais de R$ 11 milhões em negócios fechados e prospectados, o dobro do valor apurado na edição passada. Do total movimentado, R$ 10,6 milhões foram em negócios com compradores brasileiros e US$ 270 mil, referentes a vendas internacionais. Os números são do Sebrae/PR e do Sistema Fiep, realizadores do evento. Aproximadamente 600 compradores de diversos estados brasileiros, Argentina e Paraguai, foram convidados para conhecer a qualidade, estilo, design e criatividade da produção paranaense. Bem como lojistas de Curitiba e Região Metropolitana. Na avaliação do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Allan Marcelo de Campos Costa, mais uma vez, o Paraná Business Collection foi um sucesso. “A retomada da economia, o clima de otimismo entre os empresários e o aumento do número de expositores ajudaram a dobrar o valor arrecadado no show room de negócios. Tudo isso, obviamente, associado ao alto padrão e preparo das empresas participantes.”
O Paraná mostrou todo seu talento para a criação e a produção de moda. “O PBC representa a união de negócios com a criatividade, o Design e o estilo, além de consolidar o Estado do Paraná entre os quatro principais pólos de confecção do Brasil”, afirma o coordenador Paulo Martins. Silmar Alves ................................................ -----Lafort Fábio Bartz ------------------------------------------Raffer

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